domingo, 29 de maio de 2011

Voz, Para quem nao tem voz!!!!!!!

Costumo olhar meio de banda para essa coisa de medalhas, mas nâo quando concedida para premiar não uma pessoa, mas uma causa. Vivemos um momento histórico em que pela primeira vez,se está promovendo atitudes no combate à discriminação das diversas formas de amor.Viva o STF, o governo do Estado, a Prefeitura do Rio, e D.Oriani que saíram na frente desse movimento — mas não Dilma, que ‘vendeu’ aos deputados o material de combate à homofobia nas escolas para salvar Palocci.
A entrega da medalha a Ela aprovada no ano passado, mas, por problemas de agenda, ficou para este ano. Depois que Ela foi de atacada pelo deputado federal Jair Bobolnaro no programa ‘CQC’. É uma forma de dizer que o não compactuamos com nenhuma forma de preconceito, e Ela é um dos maiores símbolos da promoção da defesa dos direitos humanos e do combate à intolerância.
Faço questão de mencionar o Bol-bo-na-ro para que nunca nos esqueçamos suas posições de extrema-direita nas próximas eleições.O preconceito e a admiração pela ditadura não combinam com um País que lutou, durante anos, contra os valores pregados por esse senhor, a um custo de muitas vidas, somos capital mundial da alegria, da liberdade e da cordialidade, nossos maiores e melhores produtos exportação.
A nova comendadora , negra, bissexual e gordinha, diizer o que pensa e ser porta-voz das minorias não é uma tarefa fácil. Ela deve sofrer por ser sempre atacada por mentes obtusas e preconceituosas.
Ela sabe que não se julgam as pessoas pela cor da pele, por quanto pesam e ganham ou pelo que amam. Sabe olha direto para ooutro, não importando a embalagem ou a forma,e fica indignada quando seus irmãos – e por irmãos entenda-se o mundo todo — sejam diminuídos pelo olhar alheio, e como não tem papas na língua, não fica quieta diante das injustiças da vida,uma artista de opinião, que não simplesmente canta suas músicas, como se o mundo não existisse além de seus CDs e DVDs.Sinto falta do engajamento de boa parte dos artistas da geração de PRETA GIL, preocupados demais com a melhor pose para as fotos, com as listas de exigências de seus shows e com um bom mocismo para não prejudicar as vendas. Não é preciso viver numa ditadura para colocar a boca no trombone.

Tão importante quanto a restauração da democracia é fiscalizar se ela está atingindo a todos os cidadãos. Muitos ainda se encontram à margem da sociedade, com direitos negados por suas condições financeira, sexual ou física. Ainda há muito que fazer, e é importante sim, usar a fama para dar voz àqueles que não a têm. A arte nasce da contestação; o artista que gosta de tudo e de todos pode ser premiado com o sucesso e até ficar rico,mas, será esquecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário