segunda-feira, 18 de julho de 2011

B U E I R O S

Acabei de ver que mais um bueiro explodiu no Rio de Janeiro. Confesso que fiquei preocupado

e resolvi desabafar. Sabe quando você cresceu acreditando que só no chão se está seguro?

Na hora de aprender a andar de bicicleta, eu já ouvia:“Do chão não passa!”. Pois é, sempre tive este espaço como seguro na minha vida, mas... hoje, no Rio, ando (literalmente) bem apreensivo!

Logo eu que não sou chegado às alturas! Não gosto de andar em montanha russa, rezo toda vez que entro em elevador!

Será que agora preciso ter medo de andar na rua também? Sempre falei para a minha neta (Céu) não pisar em cima dos bueiros porque a tampa podia estar meio solta... Agora devo acrescentar: eles podem, de repente, sair pelos ares! No Rio de Janeiro não vale o ditado “o que vem de baixo não me atinge”.

Não sei quem é o responsável por esta situação inacreditável. A companhia de luz, de gás, o governo que não fiscaliza como deveria? Aliás, dizem que há mais de 130 bueiros com risco de

explodir na cidade! O fato é que a gente não pode ficar à mercê destes “acidentes” que se espalham. Como disse um comerciante: “parece um campo minado”.

Como andar com tranquilidade? A gente sempre acha que nada vai acontecer com a gente,

mas... Será? Mas, e se não fosse com a gente, e sim com um parente nosso, que ficasse com corpo queimado por conta deste absurdo? Ou o nosso carro atingido? Tenho uma amiga (Tatá )que mora perto de um destes “acontecimentos”e narrou um barulho horrível! A filha dela tinha acabado

de atravessar a rua! Imagina!Será que estou exagerando? Hum... Mas a ideia de bueiros

explodindo acaba me levando para outra situaçãol que vivemos. Como chegar em casa depois de uma chuva forte(não precisa nem ser tempestade)?É Um tal de rua alagada e gente ilhada sem poder se deslocar.

Sei não... Acho que a questão hoje é: eu só quero poder voltar para casa! Com segurança. Será que é tão difícil ter este direito?Pode ser a pé,de carro,de ônibus...Mas a gente precisa dos caminhos “livres”. Não dá pra ficar com medo de pisar no chão, né?

Tem gente que quando tem problemas costumam dizer: “Parece que perdi o chão!”. Pois é, o chão é muito significativo, a representação da estabilidade e segurança que buscamos no dia a dia.

Então, o chão ameaçador causa calafrios! Sou daquelas pessoas que gostam de saber onde está pisando. Mas confesso que fico mesmo injuriado com estes acontecimentos no trajeto.

Não posso admitir que tudo vire fumaça e se exploda!

Ou que inunde e não dê para passar!

Queremos soluções!

Agua e fogo apenas nos seus devidos lugares!

Nenhum comentário:

Postar um comentário