segunda-feira, 18 de março de 2013

S O L I D A R I E D A D E

    Cartão inválido. “Cartão inválido, senhora”, falou a caixa da farmácia para uma idosa que estava na minha frente na fila. Ela fez uma expressão de dúvida, olhou para trás e para o lado. “Cartão inválido!”, repetiu a acompanhante dela, quase berrando. E ficou um silêncio, sem nenhuma atitude. Não aguentei: “Passa de novo, nem sempre quando dá cartão inválido está inválido. Pode ser problema na rede”. A caixa não suportou a intromissão: “Calma, senhora”. “É sua obrigação tentar de novo”, eu disse. A velhinha me olhou, olhou para a acompanhante: “Tem fundo, não está inválido” e digitou de novo a senha.A caixa, toda feliz: “Continua inválido”. A senhora tirou as mãos do andador para catar todo o dinheiro que tinha na carteira, diante da acompanhante muda. Eu respirei fundo.


    Muitas vezes, sou tomado por um senso de justiça. Sinto um desejo enorme de levar ternura para quem precisa, presenteando delicadeza, ajudando a solucionar problemas, vencendo as injustiças. Mas não é só bondade que me move, é um sentimento de raiva também, diante da forma como as coisas acontecem e como as pessoas agem. Parece-me que quase todos fomos levados, pelas dificuldades que a vida impõe, a desenvolver um sentimento de autodefesa. Como se, aos poucos, tivéssemos nos acostumado a cuidar do que é nosso, a criar uma casca, para que nada nos atingisse, já que nem sempre as coisas dão certo e andam fora de si por aí. Com isso, acabamos agredindo pessoas inocentes. A paciência já era. Nem deu tempo de parar para pensar e disparamos a bomba de autodefesa, repelindo quem, muitas vezes, não tinha nada com isso.

    Não acredito que seja o que moveu a caixa da farmácia. Ela estava falando no automático o que lia no visor da máquina.

    Às vezes, é só uma questão de ser cortês, de querer fazer bem o seu trabalho e não dar aquilo por encerrado, entender todas as etapas do processo para o qual foi destinado. Isso não equivale a ser bonzinho e, sim, a ser uma peça funcionando na engrenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário