sábado, 29 de junho de 2013

Até quando?

Qual o papel que se espera das forças do Estado? Como entender quando as forças policiais praticam a vingança usando seu poder armado? Como sentir-se um cidadão pleno de direitos morando na favela, diante de uma ação de massacre por parte daqueles que deveriam garantir a segurança?
A ação do Bope, Força Nacional e Batalhão de Choque na Maré parece não ter fim — e não terá, mesmo quando terminar.
Para que essa ação de extermínio de direitos e pessoas acabe. Exigimos dos governantes que isso tenha fim e que os policiais parem com sua prática de vingança contra a população local; mas não fomos ouvidos por eles, até agora. Mas fomos ouvidos nas redes sociais, pela mídia; e estamos sendo ouvidos por todos que não suportam mais a ação desse estado partido, que trata moradores das favelas como seres menores.
Queremos afirmar que os responsáveis por isso não são simplesmente os policiais; são, acima de tudo, o secretário de Segurança e o governador, que não atenderam aos nossos pedidos para que essas ações fossem paralisadas antes do massacre acontecer. E eles devem responder por isso, assim como aqueles que fizeram esse ato. Pois a morte de um policial por bandidos é lamentável; mas a morte de outras tanta pelas forças do Estado é arbítrio e um horror.

Observatório de Favelas




Nenhum comentário:

Postar um comentário