domingo, 13 de julho de 2014

Valorize o seu voto.E a sua inteligência!



Em campanha eleitoral, os candidatos pertencem a um partido que, na teoria, defende um programa. Se você pedir a seus candidatos para destacar dez pontos fundamentais do programa de seus partidos, o que diriam? Desconfio de que a maioria nunca o leu.
Há eleitores que priorizam a preferência partidária, e não o candidato. Se o político troca de partido, corre o risco de perder votos. Muitos eleitores negam apoio a quem cede ao pecado da infi-
delidade partidária.
Assim,os partidos transformam-se em confederações de tendências. Os partidos abrigam partidecos que, travam disputas internas. Deve ser por isso que se chamam partidos...Alguns deveriam ser qualificados de repartidos.
Na eleição a governador e presidente da República, o que
conta—além do horário gratuito no rádio e na TV—é o marketing, resultante de três afluentes que deságuam em imensa pororoca: o candidato, o partido e a agência de publicidade contratada para maquiar o político. Um minuto a mais na TV vale tanto que há quem troque a coerência política por
um prato defeijão...
Os candidatos procuram um publicitário ou jornalista que tenha com eles um mínimo de afinidade ideológica e, se possível, afetiva, e o contratam.
Tudo se complica quando chega a hora do rádio e da TV.
Os marqueteiros eleitorais são poucos e, em geral, disputadíssimos. Por isso, são caros. E trabalham para quem paga.
Os partidos conservadores, fartos em dinheiro, contratam
os mais competentes. Para a direita tudo é mais simples,
pois se move por interesses, ao contrário da esquerda, que se
move por princípios (ou deveria).
Marqueteiros eleitorais dificilmente são progressistas.
Alguém deve ceder: o marqueteiro, submetendo-se às decisões da coordenação da campanha, ou o candidato,submetendo-se às exigências de marketing.
Em geral, cede o candidato e, com ele, ficam desfigurados
seu perfil ideológico, o programa da campanha e o caráter
do partido.
Resultado:o candidato encantador vira abóbora ao ser elei-
to, e o eleitor que não examinou bem antes de votar fica chu-
pando os dedos...


Valorize o seu voto.E a sua inteligência!

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