segunda-feira, 23 de abril de 2018

E S Q U E R D O P A T I A.


Claro amigo, ou algo parecido, já que não nos conhecemos verdadeiramente, amigo de Zap é um outro patamar da sociedade.
Li com atenção e paciência - muita - sua argumentação sobre porque me considera como um típico esquerdopata. Tive que concordar com você. Mas, entenda que nem sempre sofri disso. Nasci e fui criado em um ambiente saudável; ninguém, nem meus familiares, nem meus pediatras, perceberam essa esquerdopatia. Na adolescência surgiram os primeiro sinais, mas era muito difícil assumir. Branco, família classe média  para os padrões brasileiros, cheguei a estudar em colégio religiooso e convivia naquele ambiente em que as noites semanais eram divididas em antes e depois do Jornal Nacional. Ninguém poderia prever que a esquerdopatia estava em estado latente, podendo se desencadear a qualquer momento. Pensei em deixar a religião foi sem dúvida o momento mais difícil, sinal claro do avanço da doença. Passei anos sendo um quase ateu com o permanente sentimento de ter pecado contra Deus. Ser funcionário público na saúde antes e depois do SUS só fez piorar as coisas. Algumas décadas e a sorte de ter presenciado as reformas e avanços na saúde mental  me ajudaram a conviver com meus delírios.

Também não me escapou o fato de que, epidemiologicamente,  vivemos em umPaís que não conseguiu controlar a esquerdopatia, mesmo que não tenha sido possível, como muitos queriam, a total erradicação da moléstia. Por aqui  a esquerdopatia é cheia de comorbidades: baixo IDH, precariedade sanitária, desnutrição, altíssimo índice de mortalidade materno infantil, fome e outras mazelas.
Eis que surgiu um efeito colateral bizarro de uns tempos pra cá, algo a ser estudado ainda: na medida em que um conjunto de medidas públicas reduziu esses males, a esquerdopatia, ao invés de diminuir, aumentou, criando inclusive metástases.

É isso.
Saudações democráticas.   
                                                                                                               
Meu caminho é duro, o pior esquerdopata é o que não quer se curar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário