quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Brasil, mostra a tua cara!


22 de novembro, 102 anos da Revoltada Chibata,um dos mais importantes movimentos populares no Brasil contra os maus tratos de uma classe dominante, controladora das riquezas e das instituições.
João Cândido e seus colegas pobres e descendentes de escravos tomaram o destino de suas vidas nas mãos e fizeram história.A nossa História é cheia de expressões coletivas, com grandes reações da elite encastelada.Não lhe faltam instituições para  subjugaar o povo,seja exército,polícia,justiça ou mídia.
Entre 1896 e 1897 o Exército exterminou a população de Canudos, idosos,mulheres e crianças, após fotografá-los  sentados no chão. Os soldados ex-combatentes, tão miseráveis quanto os assassinados,  ocuparam o Morro e nele plantaram uma fava (favela) trazida do campo de extermínio.A fava foi erradicada, mas a favela se alastrou. Em 1904, o povo se rebelou contra a vacinação compulsória, que lesionava e matava, por efeitos colaterais.
Toda a agressão  do Estado contra o povo é feita em nome da pacificação.
Mas, nem todo domínio se faz com o exercício da força.
Há também persuasão e manipulação. A queda de um Avião em Congonhas,por falha humana, até que as investigações concluíssem a causa,  foi tratada como responsabilidade do governo federal que não teria feito ranhuras na pista para aumentar a aderência.O julgamento do mensalão  se transformou em espetáculo e alegria dos que rejeitam a presença do povo nos aeroportos, que dizem estar parecendo rodoviárias.Nenhuma frase é melhor exemplificativa do que pensa a classe dominante que aquela proferida por um senador:
“Estou encantado, porque estaremos livres dessa raça pelos próximos 30 anos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário