segunda-feira, 1 de maio de 2023

MANIFESTO DO PROLETRARIADO

 





            "... na minha condição           

                de pintor e operário.."

                        (Van  Gogh)


1 - Trabalhadores manuais e intelectuais e artistas das diversas áreas: somos todos proletários. 

2 – Na agricultura, na indústria, no comércio, nos serviços, nas finanças. Autônomo, formalizado, precarizado, subempregado, escravizado, excluído. Na ciência, na tecnologia, na filosofia, na comunicação, na arte. Na lavoura, na oficina, no balcão, no escritório, no consultório, no laboratório, na sala de aula, no guichê, no ateliê. 

3 - Cientista, filósofo, técnico, professor, escritor, jornalista, artista. Na empresa, no estado, na entidade civil. Somos proletários letrados. Proletrários. 

4 - Precisamos ter consciência de classe. Assumir na sociedade uma postura política coerente com a nossa condição de classe. 

5 – Vamos lançar fios aos outros proletrários. Unindo todo o leque do arco-íris. Estimulando a onda solidária. Segurando as mãos na ciranda proletária. Lavrando contra as teias mercantis. Lançando sementes de vida em abundância. Contribuindo para o povo trabalhador viver e conviver melhor. Somando sonhos, seivas, sanhas, na seara comum. 

6 – Ouvindo Josué de Castro: “... a sociologia comprometida com o processo social não deixa de ser científica, por este seu engajamento.” 

7 – Ouvindo Maiacovski: “a arte deve ligar-se estreitamente com a vida, como função intensiva desta. Fundir-se com ela ou perecer.” 

8 – Ouvindo Karl Marx: “os filósofos têm apenas interpretado o mundo de diferentes maneiras; o importante, porém, é transformá-lo.” 

9 - Ouvindo Paulo Freire: “somente com a supressão da situação opressora é possível restaurar o amor que nela estava proibido”. 

10 – Ouvindo Jesus Cristo: “vós sois o sal da terra, e se vós vos tornardes insípidos, com que a terra haverá de ser salgada?”. 

11 – Ouvindo David Capistrano Filho: “o único requisito indispensável é o compromisso. Compromisso com a vida e compromisso com os que sofrem”. 

12 - Ouvindo Castro Alves: “a lei sustenta o popular direito/nós sustentamos o direito em pé”. 

13 - Que as nossas equações, signos, protótipos, softwares, pesquisas, fantasias, pulsações, sombras, luzes, não ocultem e realcem a nossa identidade proletária. 

14 - Proletários de todo o mundo: uni-vos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário