segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Alckimin como vice do Lula ?

 

O que penso do Alckimin como vice do Lula

Lula terá meu voto mesmo que o vice seja o Geraldo Alckimin. Não gosto dele.  Como governador de São Paulo considero seu governo razoável pra péssimo, foi no seu governo que aconteceu uma das desocupações de sem tetos mais violenta da história do país como foi no caso do Pinheirinho. 

Alckimin apoiou o golpe contra a Dilma e fazendo politicagem apoiou a prisão política do Lula. Tudo isso são bons motivos para não gostar do Alckimin. Só que o Brasil vive um cenário é pior que o Alckimin ou mesmo o Temer. Temos o governo Bolsonaro que é produto do ódio político promovido pela radicalização política desse país e da Lava Jato. 

A história são cheias de exemplos de que quando há uma crise do sistema político, em que a social democracia e esquerda de um lado  e a direita liberal do outro, partem para o jogo sujo na política no acusa-acusa de que o outro lado é o diabo encarnado e outro é o poço de virtudes.

 Nesse jogo de acusações, a história mostra que nasce um tirano populista acusando todos de corruptos antistema. Foi assim que Hitler subiu ao poder na Alemanha. A social democracia alemã e os liberais estavam numa forte crise política e dessa crise política elegeu-se o antistema Hitler acusando todos de corruptos. Na Itália os Comunistas estavam numa séria crise política com a Direita Liberal e devido a isso, emergiu o fascismo pelo voto popular com a ascensão de Mussolini que se vendia antistema. Nos EUA, após uma sangrenta luta entre Bernie Sanders e Hilary Clinton nas primárias do partido Democratas, Donald Trump foi eleito derrotando a Hilary fazendo a campanha Eleitoral mais baixa da história dos EUA. Trump também se vendeu contra o sistema. Bolsonaro no Brasil foi eleito por verbalizar a raiva do sistema político que estava em crise mesmo ele sempre ter feito parte do sistema que ele sempre criticou.

A política tem regras escritas mas tem as regras não escritas que devem ser mantidas para o bem da própria política. Então nesse sentido, se queremos desarmar a bomba que é o governo Bolsonaro, a Frente Ampla que devemos construir deve ser feita com quem não concordamos, mas sim com quem discordamos, porém, topando jogar o jogo respeitando as regras escritas e não escritas do sistema político. 

Uma união de forças democratas divergentes e discordante, mas coesa de que o Brasil nesse momento pode se desintegrar se não chutar o Bolsoanaro para a lata do lixo da história, se faz muito necessário. 

E só para encerrar, Mandela ficou 3 décadas preso pelo regime Apartheid e quando saiu da cadeia foi direto para a presidente da África do Sul. Quando presidiu a África do Sul, em nome da integridade do seu país e da pacificação do seu povo, Mandela governou  com muito  dos seus algozes. Por isso politicamente eu compreendo as conversas do Lula com figuras super controversas apoiadoras do golpe em 2016 contra Dilma e de sua prisão em 2018. 

Não sei se teríamos um novo golpe no Brasil com o 3º do Lula. Não sei se o Alckimin seria tão canalha quanto Temer. Não sei como a burguesia diferia um 3º mandato do Lula. Eu sei que a história no Brasil mostra que a regra aqui não é a democracia mas sim o golpe. Só que nesse momento, as pesquisas mostram que em todas as classes sociais ou em diversos crédulos religiosos, há um consenso que o Bolsonaro é o fundo do abismo para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário