quarta-feira, 25 de maio de 2022

NÃO VAI TER GOLPE????

      Em 1964 sem disparar um tiro, as Forças Armadas derrubaram o governo eleito, rasgaram a Constituição e instituíram o regime de terror que cassou políticos e lideranças sociais, prendeu, torturou, assassinou, fez desaparecer e/ou baniu do país militantes de movimentos populares, pastorais, sindicais e políticos. ,A ditadura  durou 21 anos!

      Hoje, somos governado por um cúmplice das milícias que ostensiva e repetidamente ameaça a democracia e promete não reconhecer o resultado das eleições presidenciais de outubro caso as urnas não lhe deem vitória. E, de novo, pessoas em defesa da democracia asseguram que ela está sólida. São do Judiciário, do Legislativo, da grande mídia, e até de quem admite ter dado, em 2018, seu voto ao neofascista que ocupa o Planalto.

      Pois é, lembrando Chico; Enquanto Carolina, com seus olhos fundos,  vê a banda passar e guarda tanta dor, a defesa da democracia se sustenta, até agora, em  retórica. “Eu já lhe expliquei que não vai dar / seu pranto não vai nada ajudar”, pois não há mobilizações populares. Não há ações efetivas do Judiciário, do Legislativo e dos movimentos sociais para acuar o presidente nos limites da Constituição. O tempo passa na janela e só Carolina não vê. Ninguém sabe o que pensam as Forças Armadas, exceto os que não se queixam do “cala boca” de tantas mordomias asseguradas pelo capitão, que lhes abriu o cofre, colocou milhares de militares "competentes" nas estruturas de governo e convoca, a população a se armar e desconfiar do processo eleitoral. 

      Carolina vai continuar na janela e fazer de conta que não vê? Quem garante, hoje, que Lula será eleito e, se eleito, tomará posse? 

      Frágil não é a democracia brasileira, e sim a nossa capacidade de, como povo, transformar a nossa indignação em mobilização.


Ah Carolina, te encontro nas ruas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário