segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

POVO YANOMAMI

 




Não encontro palavras para descrever a minha alma tomada por tamanho sofrimento ao ver as consequências de genocidas no Poder: 

O último Presidente da República e seus Ministros dos Direitos Humanos, Meio Ambiente, Saúde, Economia, Defesa e Educação, bem como o Presidente do Conselho da Amazônia e o Presidente da FUNAI, Religiosos petencostais e carismáticos,  c  e similares, com suas missões "evangelistas", assim como o Governador do Estado de Roraima. 

A maldade está no caráter dessa gente, que deveria ser banida para sempre de qualquer cargo público. 

Agiram todos eles com descaso, negligenciando a proteção necessária à toda aquela população indígena. E fizeram isso intencionalmente. Fizeram pelo "Mercado" e por sua ideologia fascista.

A covardia praticada contra os povos originários de nosso País não pode ficar impune. Todos aqueles que estiveram envolvidos  nessa matança e nesse total abandono têm que responder criminalmente, civilmente e administrativamente, inclusive nos tribunais  Internacionais. 

A crueldade vista ali não pode ser perdoada. 

Crianças, mulheres e homens morrendo de fome, doenças ou sendo assassinadas, em que o agente criminoso foi o próprio Estado brasileiro. 

Não! Isso não pode ser banalizado. 

Isso não pode ser naturalizado. 

Isso não pode ser esquecido. 

Isso não pode ficar sem uma resposta firme, enérgica e rápida do atual Governo, do Congresso Nacional, do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública da União e do Poder Judiciário. Isso não pode ficar sem uma resposta dos organismos  internacionais de direitos humanos e do Tribunal Penal Internacional. 

Os agentes públicos e políticos que foram idealizadores,  executores, coniventes ou omissos com relação à essa política pública de extermínio do Povo Yanomami precisam ir para a prisão, pois são todos criminosos praticando um crim de Estado contra um povo vulnerável, indefeso e sem voz diante de um governo genocida e fascista e de um governante psicopata é boçal. 

A Democracia exige apuração de responsabilidades e providências. A Democracia não se dobra à uma gente inescrupulosa, bandida, cínica, hipócrita, covarde e má. 

A minha indignação é a indignação de muita gente, é a indignação da maioria do povo brasileiro. 

O atual governo nos enche de esperança quanto a imediata definição e execução de uma política pública emergencial para salvar a vida daqueles nossos irmãos, bem como iniciar imediatamente todas as ações legais para a identificação dos genocidas responsáveis por todas as atrocidades verificadas nas aldeias indígenas Yanomami, para que o Poder Judiciário possa julgar e sentenciar de forma pedagógica os crimes cometidos.

A extrema direita neoliberal é simpatizante dessas políticas públicas de eliminação do outro.

Que possamos definitivamente, aprender as lições que esse triste fato tem a nos ensinar; e que nunca mais eleja fascistas e psicopatas para governar  este País. 

É o que espero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário