quinta-feira, 14 de maio de 2020

Relicário de palavras esquecidas.





Solidariedade: s.f. Dependência mútua entre os homens. / Sentimento que leva os homens a se auxiliarem mutuamente. / Relação mútua entre coisas dependentes. / Jur. Compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas com as outras.

Dignidade: s.f. Qualidade de quem é digno; nobreza; respeitabilidade. / Cargo ou título de alta graduação. / Respeito que merece alguém ou alguma coisa: a dignidade da pessoa humana.

Compaixão: s.f. Sentimento de pesar que nos causam os males alheios; comiseração, piedade, dó.

(Dicionário Aurélio)

Existem Pessoas – que sentem as pernas fraquejar ao verem um outra alimentando-se de restos de lixo nas calçadas ; ao ver pessoas, seguramente com mais de 70 anos,  catando latas de alumínio nas lixeiras das esquinas, para conseguir pagar, quem sabe, o almoço do dia, pessoas em filas humilhantes nas Casas Lotéricas e cx.Econômica, muitas com mais de 60 anos, muitas senhoras com crianças. As pernas fraquejam como se fosse impossível prosseguir, seguir em frente.


Porém, para todos efeitos, fica aqui registrado esse pequeno relicário com algumas palavras esquecidas (por muitos), palavras que traduzem sentimentos e conceitos esquecidoso. Palavras que devem ser resgatadas do dos dicionários e trazidas de volta à vida. Que necessitam voltar a ser conceitos, sentimentos cheios de vida e verdade. Que precisam voltar a servir como baliza a nos orientar o rumo, a nos dar um sentido.

Você está sentindo falta de outras palavras nesse meu “relicário”. claro que sim. Faltou – e, dentre outras, por exemplo, as fundamentais palavras “fraternidade e empatia”. Mas essa você vai ter que, como exercício, buscar nas páginas de um dicionário qualquer. E, após resgatá-la, procure fazer um bom uso dela – antes que entre de vez em extinção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário