domingo, 20 de novembro de 2022

Dia da Consciência Negra!!!

 




Tive um sonho que, não foi bem um sonho, foi um pesadelo de perseguição, nessa madrugada do dia 20 de outubro. Acredito que foi para que eu nunca esqueça de que todos nós yemos raízes negras e as valorizemos!!! 

Foi mais ou menos assim: eu tinha uma irmã, era uma escravizada jovem, bonita e forte, muito poderosa, disputada por brancos, e que com muita luta, conseguia fugir de todos eles, na maioria das vezes com a ajuda de jovens brancos e negros, que deve representar as nossas raízes europeias, que ludibriava os homens e ela conseguia fugir de onde eles haviam a prendido. Ela corria muito, muito e não conseguiam a pegar nunca!!! 

Teve um episódio que para um deles não a alcançar, outras pessoas apedrejaram o perseguidor e ele caiu numa vala grande. Ela sempre conseguia se livrar deles, com a ajuda de alguém. Era horrível pra mim, a sensação de pensar que poderiam pegá-la prende-la. Mas ela sabia que de um jeito ou de outro ninguém conseguiria a pegar jamais: a liberdade era a sua companheira. Ela correndo se sentia forte e vitoriosa, como se sente até hoje vencendo obstáculos e sempre contando com a ajuda de alguém.

Antes de acordar (no fim do episódio que nem sei o que foi: acho que voltei no tempo, na verdade), eu já estava mais aliviado porque não a reconheciam mais: ela havia cortado o cabelo bem curto, se vestia de homem com roupas largas e rosto sujo e trabalhava no meio deles em um cais do porto, que devia ser o de Angra. Ali disfarçada se sentia livre porque os brancos não a assediavam mais e ela podia se sentir bonita só pra quem merecia lhe ver assim. 

A escravização já havia sido abolida, mas tudo continuava do mesmo jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário