terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Brasil uma nação de cumpadis

 



Essa ideia de país ou nação ou equivalente é uma ilusão para os insensatos. É um filme. O circo tá pegando fogo? Quem está dentro do circo? Os insensatos veem o espetáculo pela TV por isso as chamas não ardem seus corpos. Colocaram Rivotril na água? Penso que a hipnose que muitos se referem acontece através da mídia, dos cultos e dentro da família. Regras para o bem estar do corpo e do espírito.

Nós, dedicados militantes das causas sociais, estamos debruçados sobre as consequências mas sem efetividade sobre os verdadeiros incendiários e muitas vezes ficamos desanimados.

Vou contar uma coisa. Na vigilância da Saúde, onde trabalhei, eu tinha (tenho) muitos livros sobre prevenção, risco, informação, comunicação e educacao em saúde. Tinha um livro cujo o título era "Uma agenda para a saúde" Havia nesse livro cujo uma parábola que ele disse ter ouvido da conversa de 2 pescadores mineiros que era o seguinte:

Os 2 foram pescar numa tarde e não estavam satisfeitos com a pesca. Para distrair fumavam seus cigarros de palha e contavam causos qdo subitamente viram no meio do rio um menino gritando por socorro. Um deles largou a vara tirou a camisa e mergulhou na água resgatando o menino. Passados 1/4 de hora outro menino era levado pelo rio gritando socorro e novamente aquele pescador mergulhou e salvou o menino.

Voltou  a pescar, acendeu o cigarro que havis apagado e reclamou. É cumpadi o dia tá ruim para peixe mas bom pra menino. Foi ele comentar e lá vem outro guri aos berros. Então o pescador virou para seu cumpadi e disse: Agora você mergulha e salva o menino que eu vou lá na cabeceira do rio ver quem tá jogando criança na água! Pois bem.

A mensagem nos mostrava que por mais que salvasssemos as crianças a gente não iria resolver o problema enquanto não identificasse as causas.

Claro que é um história simples que servia apenas para aguçar a curiosidade mas durante os debates vinham sempre uma sequência de interrogações que nos mostravam como deveria ser feita uma vigilância da saúde. 

São as perguntas que movem o mundo entendi naquela época. Perguntas mal feitas nos levam a ilusão, nos empurram para uma realidade paralela. Por isso muitas vezes andamos em círculo e ficamos desanimamos. 

Aprendi a raciocinar um poucos mais através da formulação de perguntas. Até hoje procuro aprender a fazer perguntas

Depois aprendi que mesmo tendo algumas respostas a gente percebe que nem sempre os problemas estão em nossa alçada. Aprende a colocar os problemas em ordem para o que é causa e como é a sequência de causas e também quais são as consequências.

Aprende a entender quem está à favor ou contra e quem é supostamente neutro. Assim com base em  indicadores (cálculos matemáticos que expressam o tamanho do problema) e avaliação de nossa competência técnica e política a gente aprende a priorizar. 

Tudo muito complexo como a vida é!

A partir daí temos que traçar estratégias e pensar as ações de enfrentamento. Claro programar todas as etapas com suas necessidades e recursos disponíveis e/ou a buscar.

Voltando as perguntas. 

Basicamente para montar os planos somos norteados por algumas perguntas que vou citar aqui. 

Qual é o problema?

Onde está o problema?

Quando começa o problema?

Quem poderia ser responsabilizado pelo problema? 

Como enfrentaremos o problema?

Acontece que no exemplo dos pescadores a coisa parece ser bem mais simples mas quando a gente se depara com os problemas que atingem nosso povo o buraco é mais embaixo. 

Tomei o tempo de quem leu mas aproveitei a oportunidade para trazer a brasa para a sardinha da prevenção que é onde trabalhei minha vida inteira. 

P.S.

Em toda essa explicação ficou meio dúbio um questão tão importante sem a qual nada do que expus tem a chance de prosperar.

Então, afinal quem está sendo afetado pelo problema, como se sente e tem enfrentado a situação? Temos aqui insensatos, gente despossuída de conhecimento e um tanto enorme de gente adaptada ao sofrimento. Bem do ladinho temos também pessoas com cara de gente do bem que são uma enorme matilha de lobos tocando fogo e se beneficiando das desgraças dos outros. E pasmem, todos com fé e o mesmo Deus.

Assim fica difícil não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário