quarta-feira, 6 de julho de 2011

Valores Religiosos??????

Somos livres para exercer qualquer fé, para acreditar em qualquer deus. Mas somos também livres para não acreditar em nenhum deus. O País é oficialmente laico, isso é fundamental para que possamos tocar nossas vidas em paz — quem acredita num deus tende a desconsiderar o deus alheio. Religiões costumam ter a lógica do certo e do errado; o Deus que salva é apenas aquele em que acreditamos; os outros não contam. Daí a importância de garantir a cada um a liberdade de crença e, também, evitar que as convicções religiosas contaminem a vida, que deve ser baseada no confronto de ideias e da tolerância. Qualquer religião tem o direito de não promover, em seus templos, o casamento de homossexuais ou de divorciados. Mas seus fiéis não têm o direito de tentar limitar a cidadania dos que pagam seus impostos. Nenhum deus pode ser usado como desculpa para a cassação de um direito. Para que nossos direitos — inclusive o que garante a liberdade de crença — sejam garantidos, temos que, admitir os direitos alheios. Princípios religiosos, não podem ser impostos a ninguém, muito menos a toda uma sociedade.
Semana passada, a Assembleia Legislativa analisou uma emenda, que incluía na Constituição estadual a garantia de que ninguém seria discriminado por sua orientação sexual — da mesma forma que, no Rio de Janeiro, não podemos discriminar evangélicos, negros, umbandistas, judeus, árabes, comunistas ou deficientes físicos, não poderíamos discriminar homossexuais ou mesmo heterossexuais. Parece óbvio? Mas não foi! Líderes religiosos ficaram contra a proposta. A deputada católica Myrian Rios (PDT) chegou a associar homossexualidade a pedofilia — como se este crime não fosse também praticado por heterossexuais e por religiosos.
Não sei se é o caso dela, mas, muitos políticos que tanto lutam por supostos valores religiosos e familiares não são tão enfáticos na defesa da honestidade no trato do dinheiro público. Parecem usar a religião mais como escudo para seus atos, estes sim, danosos a todos, crentes ou ateus. O suborno, corrompe o coração.
Pra terminar, quero os atuais "Santos" no inferno, e os atuais "demonios" no rosário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário