sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Encontro desmarcado com a burrice

 




Acordei no meio da noite pensando no poder da burrice. Fico achando que existe um encantamento na burrice que a qualifica como parte do método para arruinar vidas. Já ouvi falar na burrice como doença e considerei razoável essa percepção.  Também me disseram que a burrice tem a magia de unir as pessoas por baixo. União pela preguiça de elaborar pensamentos e dar chance a cognição. Outro dia me disseram que encontraram a burrice em pessoas com diploma de nivel"superior" e que portanto nem todo conhecimento seria capaz de prevenir tal poder. Também fui alertado pelo perigo real de pela burrice, o que me deixou fora de órbita, pensando em me isolar  enquanto a onda passava. Bastou uns dias, para entender que eu já havia me imunizado quando criança, ao lutar por minha identidade, e foi o bastante pra intuir que a burrice tanto pode vir de berço, como ser absorvida dos exemplos de meus ídolos. Deduzi que a burrice estáva por todos os lados. 

A cada nova hipótese, eu via o tamanho da coisa ruim. Claro que isso me fazia buscar respostas, pois a dúvida é semente da investigacão. Perguntas foram então formuladas, mas nenhum otimismo percorria meu cérebro. Se a burrice está no DNA da gente, podemos correr em busca de uma mutação, mas se está em nossos ídolos o que fazer? Afinal, com tantos ídolos burros, a burrice tem terreno fértil pra prosperar. Fiquei imaginando a burrice se espalhando pelo país, à partir da gente mesmo que aplaude e dá ibope aos ídolos energúmenos.   Uma burrice potente, capaz de combater qualquer forma de lógica e conhecimento. Uma burrice metodologicamente correta. Uma burrice que parte da simplicidade, onde pouco importa o desconhecido, se a gente pode varrer para debaixo do tapete as dúvidas. Uma burrice que dá risadas dentro da gente, e faz a gente bater recorde na produção de endorfina é capaz de criar e recriar ídolos para cada uma de nossas pretensões burrologicas. Com essas visões, me aproximei do precipício disposto a encerrar minha busca pelas causas da burrice através dos tempos recentes. No último instante, abri meus olhos e vi que a burrice estava por trás dessa minha atormentada decisão. Confirmei que a burrice é realmente muito poderosa mas ao mesmo tempo fraca. Eu tinha poder e iria vence-la. Eu descobri que o conhecimento pode salvar vidas e unir pessoas de bom coração. Não havia destino e muito menos um Deus a me guiar. Quase que a burrice  conquistou minha caixinha de pensamentos. 


Eu vi a morte e ela se chamava burrice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário