domingo, 9 de maio de 2021

A flor do sinal

 


A flor do sinal



O que é ser mãe?


É ser tudo.

Poesia de nascer

no presente do absurdo.

É o maior mundo

e todas as suas possibilidades

de fazer o melhor.


É sentir-se o pó

num dia cansativo de um filho febril.

É ser mil

mesmo que seja pouco.

Porque até para cada louco

existiu um útero puro.


Ser mãe

é colher maduro

antes da semente.

Divindade que não sente

dor

nem frio.


Eu me arrepio

quando penso na minha mãe.


Quer entender o que significa força?

Observe uma criança comer

enquanto a mãe sente fome.

Ter uma mãe é ter um nome

na eternidade de todo paraíso.


E para todo riso

existe uma mesa farta

num almoço de domingo.


E para cada barriga cheia

existe uma lágrima de alegria

num travesseiro tranquilo.


Ser isso e aquilo

e cuidar em ter cuidado.


Curar enquanto a vida durar.


Ser mãe é um viver laborioso

num laboratório desértico.

Antes do pai

a mãe é o lógico

além do ético.

E todo parir é uma oração.


Ser mãe

e sermão

verbo estar sem estação

de um estado longe.


Toda mãe é um monge

que não precisa meditar.

Hoje me sobra palavra

mas me falta o ar.

A flor do sinal



O que é ser mãe?


É ser tudo.

Poesia de nascer

no presente do absurdo.

É o maior mundo

e todas as suas possibilidades

de fazer o melhor.


É sentir-se o pó

num dia cansativo de um filho febril.

É ser mil

mesmo que seja pouco.

Porque até para cada louco

existiu um útero puro.


Ser mãe

é colher maduro

antes da semente.

Divindade que não sente

dor

nem frio.


Eu me arrepio

quando penso na minha mãe.


Quer entender o que significa força?

Observe uma criança comer

enquanto a mãe sente fome.

Ter uma mãe é ter um nome

na eternidade de todo paraíso.


E para todo riso

existe uma mesa farta

num almoço de domingo.


E para cada barriga cheia

existe uma lágrima de alegria

num travesseiro tranquilo.


Ser isso e aquilo

e cuidar em ter cuidado.


Curar enquanto a vida durar.


Ser mãe é um viver laborioso

num laboratório desértico.

Antes do pai

a mãe é o lógico

além do ético.

E todo parir é uma oração.


Ser mãe

e sermão

verbo estar sem estação

de um estado longe.


Toda mãe é um monge

que não precisa meditar.

Hoje me sobra palavra

mas A flor do sinal



O que é ser mãe?


É ser tudo.

Poesia de nascer

no presente do absurdo.

É o maior mundo

e todas as suas possibilidades

de fazer o melhor.


É sentir-se o pó

num dia cansativo de um filho febril.

É ser mil

mesmo que seja pouco.

Porque até para cada louco

existiu um útero puro.


Ser mãe

é colher maduro

antes da semente.

Divindade que não sente

dor

nem frio.


Eu me arrepio

quando penso na minha mãe.


Quer entender o que significa força?

Observe uma criança comer

enquanto a mãe sente fome.

Ter uma mãe é ter um nome

na eternidade de todo paraíso.


E para todo riso

existe uma mesa farta

num almoço de domingo.


E para cada barriga cheia

existe uma lágrima de alegria

num travesseiro tranquilo.


Ser isso e aquilo

e cuidar em ter cuidado.


Curar enquanto a vida durar.


Ser mãe é um viver laborioso

num laboratório desértico.

Antes do pai

a mãe é o lógico

além do ético.

E todo parir é uma oração.


Ser mãe

e sermão

verbo estar sem estação

de um estado longe.


Toda mãe é um monge

que não precisa meditar.

Hoje me sobra palavra

mas me falta o ar.


Hoje me sinto alguém.

Amor de mãe.

Amém.


Amei

e sou amado.


("Vocês, mães, são os meus amores!" E só esta frase já seria o meu melhor poema...)m


e falta o ar.


Hoje me sinto alguém.

Amor de mãe.

Amém.


Amei

e sou amado.


("Vocês, mães, são os meus amores!" E só esta frase já seria o meu melhor poema...)

Hoje me sinto alguém.

Amor de mãe.

Amém.


Amei

e sou amado.


("Vocês, mães, são os meus amores!" E só esta frase já seria o meu melhor poema...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário